Benefícios do clareamento dental

A satisfação com o sorriso deixou de ser apenas vaidade, tornando-se também uma questão de saúde, bem estar e autoestima, o que aumenta ainda mais a busca por um sorriso com dentes brancos e saudáveis.

Por diversas razões, como idade, aspectos genéticos, traumas, alimentação e desmineralização, os dentes podem ficar amarelados ou escurecidos. Os pigmentos e toxinas bacterianas penetram o esmalte e chegam até a dentina, onde ficam depositados e a higienização diária não consegue remover. 

Nesses casos, uma solução é o clareamento dental: uma técnica conservadora e pouco invasiva com alto índice de sucesso inicial, sendo uma opção de tratamento segura. Lembrando que o resultado final vai depender da causa do escurecimento dental e deve ser sempre acompanhado por um cirurgião-dentista.

TIPOS DE CLAREAMENTO

Existem duas formas de clareamento dental: o interno e o externo. O clareamento interno costuma ser feito por indicação odontológica e o procedimento é realizado em sessões, onde a substância clareadora é colocada dentro do dente pelo profissional. Já o clareamento externo é quando a técnica é realizada por fora do dente. A técnica pode ser feita no consultório, aplicado pelo profissional, ou em casa pelo paciente com auxílio de moldeiras nas quais se coloca o produto clareador.

MÉTODO CASEIRO - Certamente o mais conhecido de todos os métodos. Embora leve o nome caseiro, é fundamental o acompanhamento do cirurgião dentista.

Atua por meio de moldeiras e gel clareador. O profissional vai indicar o mais compatível e com a concentração ideal para cada caso.

O paciente fará uso por um período pré-determinado por um período de 2 a 4 semanas utilizando diariamente durante 2 a 4 horas diárias, variando de acordo com as recomendações do especialista.

MÉTODO EM CONSULTÓRIO - É um método mais ágil em que o gel utilizado é o mesmo do procedimento caseiro, porém em uma concentração mais elevada.

Nesta técnica o cirurgião dentista fará um preparo isolando a gengiva e tecidos moles para evitar irritações.

O tempo de cada sessão é de aproximadamente 1 hora.

Podem ser necessárias de 3 a 4 sessões para obter um bom resultado.

TÉCNICA MISTA - Em determinados casos o profissional faz a combinação entre as duas técnicas para melhorar e potencializar os efeitos do clareamento. 

SENSIBILIDADE x PROTOCOLO DE DESENSIBILIZAÇÃO PREMIUM

Uma das maiores preocupações e fatores que influenciam na decisão entre fazer ou não o procedimento é o receio que muitos pacientes apresentam em relação à sensibilidade nos dentes.

Pensando nisso, a linha PREMIUM® Whitening com sua inovadora formula à base de hidroxiapatita trás como opção o protocolo de dessensibilização PREMIUM, que tem como maior objetivo remineralizar as áreas afetadas pela erosão ácida em estágios iniciais antes do  procedimento. Assim, o uso do creme associado ao enxaguante irá formar uma camada mineral tamponando a dentina exposta e fortalecendo o esmalte sadio. É recomendado o uso prévio de 20 dias antes da primeira sessão e durante as sessões de clareamento diariamente.

PROTOCOLO PÓS-CLAREAMENTO PREMIUM

Existem alguns alimentos e bebidas ácidas com alto índice de corantes que devem ser evitados durante e após o término do procedimento como: chocolates, cafés, vinhos, isotônicos, chás e molhos industrializados. Para um melhor resultado a recomendação é aguardar cerca de dois dias após o procedimento finalizado.

Porém, com a linha PREMIUM® Whitening é possível comer e beber com segurança. O gel PREMIUM® Whitening com hidroxiapatita e nano partículas de carvão ativado auxilia na formação de uma camada mineral, remineralizando e protegendo seu esmalte dental pós-clareamento. Além disso, as nano partículas de carvão ativado vão agir adsorvendo as moléculas de pigmentação dos alimentos, mantendo seus dentes brancos e aumentando a vida útil do clareamento. Conheça mais sobre a linha PREMIUM® Whitening clicando aqui.

 Mantenha sua higiene oral em dia e visite periodicamente o cirurgião dentista.