Sensibilidade dental: Como evitar

A hipersensibilidade dentinária é um problema que se tornou recorrente e crescente na população. Essa alteração interfere diretamente em atividades básicas do dia-a-dia, como: comer, beber, escovar os dentes e em casos mais avançados até mesmo na fala, causando um impacto negativo na qualidade de vida e no bem estar.

O sintoma mais frequente é caracterizado por uma dor aguda de curta duração originada principalmente pela reação aos estímulos térmicos nas áreas de exposição dentinária, seja ingerindo alimentos e bebidas muito quentes ou muito frios. Essa sensibilidade ocorre quando o esmalte que protege os dentes se desgasta, ou quando uma restauração é removida, expondo a dentina.

Existem muitas causas associadas a essa condição bucal, incluindo: Esmalte desgastado devido ao uso de escovas duras ou escovação muito forte, erosão ácida causada pelo consumo excessivo de alimentos e bebidas altamente ácidos, uso de medicamentos crônicos, fatores internos como doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), gastrite e distúrbios alimentares como bulimia e anorexia e, a causa mais comum: retração da gengiva, responsável por deixar a raiz do dente exposta.

 A prevenção desses danos está relacionada com bons hábitos de higiene bucal, como: 
Escovar os dentes de modo adequado três vezes ao dia com escova de cerdas macias e creme dental não abrasivo;
Aguardar 30 minutos após as refeições para fazer a higienização. Dessa forma o PH bucal recupera seus níveis ideais sem desmineralizar o esmalte;
Usar corretamente o fio dental; 
Visitar o dentista periodicamente.

O PODER DAS NANO-PARTÍCULAS NO TRATAMENTO E NA PREVENÇÃO DA SENSIBILIDADE

O esmalte dental apresenta sem sua composição natural 97% de matéria inorgânica. Dentre esses minerais, a HIDROXIAPATITA é a que apresenta- se em maior quantidade tanto no esmalte como na dentina.
A linha PREMIUM® conta com a mais atualizada e inovadora tecnologia para prevenção e remineralização dos danos associados à erosão acida em estágios inicias, combatendo assim a origem do problema e não apenas aliviando momentaneamente os dentes sensíveis. Conheça mais sobre a linha PREMIUM® Sensitive clicando aqui.